A Enfermagem e a Televisão

    Foi noticiado pelo jornal Folha de S. Paulo do dia 27/11/2012 que o Departamento de Dramaturgia da Rede Globo já está programando, para suceder a novela das 21 horas, um novo tele drama que tratará de um erro cometido por um integrante da equipe de enfermagem. A falha induziria outro profissional da saúde a extrair equivocadamente um órgão de um paciente. A trama terá a assinatura de Walcyr Carrasco e se chamará “Em Nome do Pai”.

   O SinSaudeSP vê com muita preocupação esta proposta da Rede Globo envolvendo erros de profissionais da saúde, que por sua própria natureza tornam-se fatos de grande repercussão nacional. Entendemos que este drama, como certeza, vai contribuir para a desmoralização e desvalorização de milhões de trabalhadores da saúde de todo o Brasil, colocando a opinião pública contra esses valorosos profissionais.

  O SinSaudeSP está ciente de que o COFEN já está tomando algumas providências sobre o caso. Mas, o importante será juntarmos todas as nossas forças (Sindicatos da Saúde, CNTS, CORENs, COFEN e demais entidades representativas, inclusive dos médicos) para, num bloco sólido, atuarmos em coalizão, primeiro buscando um diálogo preventivo com a emissora, sem, no entanto, negligenciarmos medidas judiciais que poderão ser propostas cautelarmente para proteger os trabalhadores da saúde de todo o Brasil. Esta é a nossa sugestão. Estamos de olho!!

III Encontro de Cipeiros reúne mais de 300 pessoas no SinSaudeSP

      O III Encontro de Cipeiros, que reuniu mais de 300 pessoas no SinSaudeSP, foi um sucesso, não só pelo público, mas também pelo interesse que despertou nos participantes. Os assuntos abordados atraíram o interesse da plateia, que ouviu com atenção as palestras de renomados especialistas sobre acidentes de trabalho com material biológico: análise e controle; riscos por radiação ionizante em serviços de saúde: identificação e controle, esquema de imunização em serviços de saúde e assédio moral.

    “É necessário o trabalho conjunto entre governo, parlamentares, trabalhadores e empregadores, no sentido de refletir acerca das condições de trabalho dos profissionais da saúde e buscar soluções, abordando todo o ambiente de trabalho” – disse o Dr.José Lião de Almeida, presidente do SinSaudeSP e da CNTS.

    O evento já se tornou uma realização tradicional dentro da agenda do SinSaudeSP. A diretoria da entidade tem anotado em seu planejamento para o próximo ano de 2013 realizar o maior número possível de atividades de mobilização, conscientização e luta, visando melhorar as condições de trabalho e saúde dos profissionais do setor. “A complexidade da atividade produtiva em serviços de saúde e as legislações trabalhista e previdenciária vigentes demonstram que, para se obter resultados na melhoria das condições dos ambientes de trabalho neste segmento torna-se necessário unir esforços de todo os envolvidos. O Sindicato está fazendo a sua parte” – ressaltou o Dr. Joaquim José da Silva Filho, Secretário-geral do SinSaudeSP.

    Estiveram presentes ao evento, além de inúmeras autoridades, os seguintes diretores do SinSaudeSP: Dr. José Lião de Almeida, presidente; Dr. Joaquim José da Silva Filho, Secretário-Geral; Dr. José Sousa da Silva, 1º vice-presidente; Geraldo Isidoro de Santana; 2º vice-presidente, Ataíde Félix da Silva, tesoureiro-geral; José Baía de Lima, 1º tesoureiro; Maria de Fátima Neves de Souza, diretora do Departamento Jurídico; Edgar Siqueira Veloso, diretor de Esporte e Lazer; Domingos Lourca Munhoz, diretor de Patrimônio, Tânia Amaral, 1ª Secretária; José Francisco dos Santos, diretor Social e Ademar de Barros, diretor de Relações Públicas; Milton Gomes da Silva, diretor de Cultura e Ana Maria Mazarin da Silva, diretora do Conselho Fiscal além de diretores suplentes.

Novembro Azul no SinSaudeSP

    O SinSaudeSP aderiu à campanha Novembro Azul, que tem como principal objetivo alertar os homens sobre os cuidados com a saúde e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tumor mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do de pele – responde por 22,1% dos casos (contra 22,7% dos de pele), com uma estimativa de mais de 50 mil novos casos por ano. A partir dos 50 anos, o risco de desenvolver o mal cresce continuamente e, a partir dos 80 anos, mais da metade da população pode apresentá-lo. Diante disso, o SinSaudeSP saiu na frente e já incluiu em sua Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o SindHosfil, há alguns anos, uma cláusula sobre o assunto. Veja a íntegra:

Cláusula 44ª: Prevenção do Câncer de Próstata              

    Os empregados acima de 40 (quarenta) anos terão direito à dispensa de pelo menos meio dia de trabalho por ano para realização do exame clínico de detecção precoce do câncer de próstata e os hospitais que tiverem a especialidade, oferecerão seus serviços para a realização do exame.